Cópia de segurança de dados
Existem três métodos para efectuar uma cópia de segurança dos dados do Synology DiskStation: Cópia de Segurança Local, Cópia de Segurança da Rede e Cópia de Segurança Amazon S3. O Synology DiskStation efectua uma cópia de segurança completa das pastas partilhadas seleccionadas para a primeira cópia de segurança. Depois disso, pode utilizar as definições predefinidas ou desactivar o sistema para eliminar os ficheiros com cópia de segurança.
Quando escolher a definição predefinida, apenas será efectuada cópia de segurança dos ficheiros alterados e todos os ficheiros que foram removidos da origem serão também removidos do destino. No entanto, quando marcar a caixa de verificação Não eliminar quaisquer ficheiros com cópia de segurança, será mantida no destino uma cópia dos ficheiros com cópia de segurança, ainda que sejam removidos os ficheiros de origem.
Cópia de Segurança Local
A Cópia de Segurança Local permite efectuar cópia de segurança dos dados do Synology DiskStation para uma pasta partilhada do sistema ou para um disco externo, através da interface USB ou eSATA.
As cópias de segurança serão guardadas numa sub-pasta chamada "LocalBackup", na pasta partilhada de destino.
Quando utilizar um disco externo para a cópia de segurança, pode ser necessário formatar o disco primeiro.
Cópia de Segurança de Rede
A Cópia de Segurança na Rede permite efectuar a cópia de segurança dos dados do Synology DiskStation para outro servidor Synology ou para um servidor rsync compatível. Existem dois modos disponíveis para a Cópia de Segurança da Rede: não encriptado e encriptado. O modo encriptado permite melhor segurança, enquanto o modo não encriptado proporciona melhor desempenho. Para assegurar a eficiência da cópia de segurança, é aconselhável que escolha a cópia de segurança encriptada para ficheiros importantes.
As cópias de segurança serão guardadas numa subpasta chamada "SourceServerName_MAC address", em qualquer pasta partilhada gravável, no servidor de destino.
Existem 2 métodos de efectuar cópias de segurança do Synology DiskStation para um servidor rsync compatível: O modo remoto por linhas de comando e o modo rsync daemon. O modo rsync daemon é utilizado quando selecciona um módulo da cópia de segurança (pasta partilhada no servidor compatível com rsync) a partir do menu pendente próximo de Módulo da cópia de segurança. O modo remoto por linha de comandos estará activo apenas quando introduzir um caminho completo (começado por "/") no Módulo da Cópia de segurança.
Nota:
- O modo Remoto por linha de comandos apenas suporta cópias de segurança encriptadas.
- Não poderá alterar o modo de encriptação rsync depois de criar a tarefa. Para alterar a configuração, crie uma nova tarefa de rsync.
Cópia de Segurança Amazon S3
A Cópia de segurança Amazon S3 Backup permite efectuar cópias de segurança dos dados do Synology DiskStation para um servidor Amazon S3. Existem dois modos disponíveis para a Cópia de Segurança da Rede: Não encriptado e Encriptado. O modo encriptado permite melhor segurança, enquanto o modo não encriptado proporciona melhor desempenho. Para assegurar a eficiência da cópia de segurança, é aconselhável que escolha a cópia de segurança encriptada para ficheiros de maior importância.
Um ficheiro de cópia de segurança será armazenado no Bucket que seleccionou no Servidor Amazon S3 e o Set KEY Definido começa com "SourceServerName_MAC address" e é concluído com o caminho completo deste ficheiro.
Com Cópia de Segurança Amazon S3, são também suportadas cópias de segurança para o Amazon S3 RRS (Armazenamento de Redundância Reduzida).
Executar Tarefa de cópia de segurança
De seguida é explicado como executar as tarefas de cópia de segurança com o Assistente da Cópia de Segurança.
Para criar uma tarefa de cópia de segurança:
- Escolha Criar > Tarefa de Cópia de Segurança de Dados.
- Siga o Assistente para concluir a configuração.
Para editar uma tarefa da cópia de segurança:
- Seleccione a tarefa da cópia de segurança que pretende editar.
- Clique em Editar e altere as configurações.
- Clique em OK para terminar.
Para eliminar uma tarefa da cópia de segurança:
- Seleccione a tarefa da cópia de segurança que pretende remover (prima e mantenha premida a tecla Ctrl, para várias selecções).
- De seguida, clique em Eliminar.
Para executar uma tarefa de cópia de segurança imediatamente:
- Seleccione a tarefa da cópia de segurança que pretende efectuar (prima e mantenha premida a tecla Ctrl, para várias selecções).
- Clique em Efectuar cópia de segurança agora.
Para cancelar uma tarefa da cópia de segurança:
- Seleccione a tarefa da cópia de segurança em curso que pretende cancelar (prima e mantenha premida a tecla Ctrl, para várias selecções).
- Clique em Cancelar.
Consulte a secção em baixo para obter mais informações acerca de cópias de segurança:
Gerais
- O nome da tarefa da Cópia de segurança permite a utilização de 1 a 32 caracteres Unicode. O nome não deve conter os seguintes caracteres:
! " # $ % & ' ( ) * + , / : ; <= > ? @ [ ] \ ^ ` { } | ~ - O comprimento máximo do caminho completo da pasta para cópia de segurança é 2048 caracteres.
- Se carregar mais de 32000 ficheiros ou pastas através de AFP para uma pasta partilhada que esteja no sistema de ficheiros EXT3, todas as tarefas de cópia de segurança da pasta partilhada irão falhar.
Cópia de Segurança Local
- A capacidade do destino deve ser superior ao tamanho total dos dados da cópia de segurança.
- O destino da cópia de segurança deve ser diferente da origem.
- Se o destino for removido durante o procedimento da cópia de segurança, a cópia de segurança seguinte será uma cópia de segurança completa.
- O disco externo não poderá ser escolhido como destino da cópia de segurança nas seguintes condições:
- Quando o disco externo estiver a ser inicializado.
- Quando o disco externo estiver a ser formatado.
- Se o disco externo estiver avariado.
- Se uma pasta partilhada encriptada estiver desmontada, não pode ser seleccionada como destino de cópia de segurança local.
Cópia de Segurança de Rede
- O Serviço de Cópia de Segurança da Rede, no servidor de destino, deve ser activado antes de criar a tarefa da cópia de segurança.
- Dado que as cópias de segurança da cópia de segurança da rede são guardadas na subpasta "SourceServerName_MAC address", na pasta partilhada seleccionada, o caminho do ficheiro da cópia de segurança pode exceder o comprimento máximo de visualização em Os Meus Locais na Rede, do Windows ou no Mac Finder. Se não puder encontrar as cópias de segurança por este motivo, pode tentar utilizar o FTP ou a Restauração da Rede.
- Para os utilizadores Linux, apenas as contas "admin", "root" e "rsync" estão autorizadas a executar tarefas de cópia de segurança.
- Se o servidor de destino estiver na Internet, o nome do anfitrião introduzido deve estar no formato FQDN (Fully Qualified Domain Name – Nome de Domínio Totalmente Qualificado), por exemplo, abc.bcd.com.
- A encriptação da cópia de segurança é suportada apenas quando o servidor de destino suporta cópia de segurança na rede encriptada e a palavra-passe de autenticação não está vazia.
- Se estiver a realizar uma cópia de segurança de dados entre 2 DiskStations, poderá realizar cópias de segurança de pastas partilhadas de acordo com as suas definições de privilégios de acesso.
- Se estiver a realizar cópias de segurança numa DiskStation através de um cliente compatível com rsync, só poderá realizar a tarefa através de contas admin, root e rsync da DiskStation.
- Se estiver a realizar cópias de segurança de uma DiskStation para um servidor compatível com rsync irá necessitar de introduzir o nome e a palavra-passe da conta de cópias de segurança rsync. Também terá de seleccionar o módulo de cópia de segurança correcto com privilégios de Escrita.
Cópia de Segurança Amazon S3
- A estrutura de dados do Amazon S3 é um par de Bucket e KEY sem qualquer estrutura de pastas. Por isso, uma pasta de cópia de segurança vazia não é suportada agora.
- Se um ficheiro do qual foi feita uma cópia de segurança não for modificado, não será feita uma cópia de segurança para o servidor Amazon S3 no mesmo Bucket novamente.
- Se o nome de um Bucket não for encontrado quando criar uma tarefa de cópia de segurança Amazon S3, a Synology DiskStation não irá tentar adicionar um novo Bucket com este nome.
- Cada Bucket no Amazon S3 deve ter um nome único.
- Ao criar buckets, recomenda-se que siga as directrizes abaixo:
- Os nomes de buckets só devem conter letras minúsculas, números, pontos (.), e traços (-).
- Os nomes de buckets devem iniciar com um número ou uma letra.
- Os nomes de buckets não devem terminar com um traço.
- Os nomes de buckets devem ter entre 3 e 63 caracteres.
- Os nomes de buckets não podem conter dois pontos seguidos.
- Os nomes de buckets não podem conter traços a seguir a pontos (ex., "my-.bucket.com" e "my.-bucket" são inválidos).
- O comprimento máximo de uma Amazon S3 KEY é 1024 caracteres. Para assegurar uma tarefa de cópia de segurança bem-sucedida para o Amazon S3, o comprimento máximo do caminho é: 1024 menos o comprimento do "Comprimento de pasta desejado".
- O tamanho máximo de ficheiro para o Amazon S3 é 5 GB.
-
Se activar o suporte Amazon S3 RRS, apenas os dados modificados depois da opção ter sido activada serão salvaguardados para o armazenamento RRS, significando que os dados já salvaguardados no armazenamento padrão Amazon S3 não serão novamente salvaguardados para RRS.
Efectuar Cópia de Segurança de Pasta Partilhada Encriptada
- Uma pasta partilhada encriptada será criada com o seu nome, complementada com a palavra "(Encriptada)".
- Uma pasta partilhada encriptada será bloqueada após ser desmontada. Não pode seleccionar ou remover a selecção da mesma ou das suas subpastas para cópia de segurança.
Migrar ACL durante Cópia de Segurança
Ao realizar cópias de segurança/sincronizar ficheiros com a Synology DiskStation, as definições da ACL do Windows também podem ser salvaguardadas com os ficheiros dependendo dos sistemas de ficheiros do destino:
- Cópias de segurança locais, cópias de rede e cópias S3 podem copiar definições da ACL do Windows independentemente do sistema de ficheiros do destino.
- A sincronização de pastas partilhadas pode sincronizar as definições da ACL do Windows quando o sistema de ficheiros do destino é ext4.
- O conjunto Time Backup pode copiar as definições da ACL do Windows quando o sistema de ficheiros do destino é ext4.
Nota:
-
Para aceder correctamente aos ficheiros copiados de acordo com as definições de ACL do Windows no destino, deverá criar contas nas DiskStations de destino, importando contas da DiskStation de origem. Contas manualmente criadas com nomes de contas idênticas não se aplicam às definições da ACL do Windows.
-
Apenas as permissões ACL do Windows de utilizadores DSM locais serão salvaguardadas. Utilizadores de domínios não estão incluídos nesta funcionalidade.