Cache do SSD*
O cache do SSD pode ser instalado e montado em uma configuração RAID 0 para aumentar a velocidade de leitura de um volume, incluindo iSCSI LUN (arquivos regulares) em um volume ou iSCSI LUN (nível de bloqueio) em seu Synology NAS. O cache do SSD implementa um algoritmo de cache de LRU (menos usado recentemente) e a política de cache write-around.
Nota: Verifique o seguinte antes de comprar ou instalar qualquer unidade de cache do SSD:
- Consulte a lista de compatibilidade no Site oficial da Synology para ver quais unidades de cache do SSD são suportadas em seu Synology NAS.
- As duas unidades de cache do SSD devem ser do mesmo modelo e mesmo tamanho.
- As unidades de cache do SSD requerem uma certa relação RAM/cache. A montagem de unidade de cache do SSD maiores pode exigir a atualização da memória do Synology NAS. Configurações de cache com 2 unidades SSD de 256-512 GB requerem a atualização da memória para 16 GB.
Informações do cache do SSD
Esta seção inclui as seguintes três seções:
- Montagem: Monte ou remova o cache do SSD em um volume ou iSCSI LUN (nível de bloqueio).
- Taxa de ocorrência: Exibe a taxa de ocorrência do cache do SSD com uma variação de 0-100%. A taxa de ocorrência do cache representa a eficiência do seu cache do SSD. Por exemplo, se a taxa de ocorrência do cache for de 50%, significa que há uma chance de 50% de uma operação de leitura ser atendida pelo cache do SSD.
- Status: Exibe o status do RAID de um cache do SSD montado em um volume, incluindo iSCSI LUN (arquivos regulares) em um volume ou iSCSI LUN (nível de bloqueio). Esta seção também mostra as informações do hardware, notificando o usuário se as unidades de cache do SSD forem incompatíveis ou se as unidades do cache do SSD não forem idênticas.
Para montar o cache do SSD:
- Encontre o menu suspenso e selecione o volume ou iSCSI LUN (nível de bloqueio) no qual deseja montar o cache do SSD.
- Clique em Montar cache do SSD.
Nota: Os dados nas unidades de cache do SSD serão apagados. Certifique-se de que nenhum dado importante seja excluído.
Para remover o cache do SSD:
Clique em Remover cache do SSD.
Nota:
- Ao montar ou remover o cache do SSD, o sistema parará todos os serviços relacionados (ex.: pastas compartilhadas, pacotes instalados, conexões atuais, etc.)
- Se algum SSD dentro do cache falhar, remova o cache e substitua o SSD com defeito. Em seguida monte o cache novamente.
Informações do dispositivo SSD:
Esta seção mostra as informações relativas às unidades do cache do SSD instaladas em seu Synology NAS, incluindo tamanho, modelo, status S.M.A.R.T. e compatibilidade. A partir daqui, você também pode executar testes S.M.A.R.T. e ver as informações S.M.A.R.T. Para obter mais informações relativas ao S.M.A.R.T., consulte a Página do disco.
A Synology pode atualizar a lista de compatibilidade do SSD no futuro. Lembre-se de atualizar periodicamente a lista de compatibilidade em seu Synology NAS, clicando em Verificar compatibilidade.
Estatísticas de acesso de arquivo
Esta seção permite que você calcule e visualize o tamanho total e o número de arquivos acessados recentemente em um volume específico. Essas informações podem ser consultadas ao se avaliar quanto cache SSD é adequado para seu sistema.
Para calcular e visualizar as estatísticas de acesso de arquivo:
As estatísticas de acesso de arquivo podem ser calculadas e visualizadas com os três itens a seguir:
- Volume: Selecione um volume para o cálculo.
- Calcular: Clique nesse botão para começar a totalizar o tamanho e o número de arquivos acessados recentemente no volume selecionado. O tempo de cálculo varia dependendo de seu ambiente individual. Quando o cálculo estiver concluído, os resultados podem ser visualizados clicando-se no botão Resultados.
- Resultados: Exibe as estatísticas mais recentes de acesso de arquivos calculadas recentemente do volume selecionado, incluindo o número e o tamanho total de arquivos que foram acessados nos últimos sete dias.
____
*Disponível apenas em certos modelos.