Grupo de Discos
Pode combinar vários discos rígidos para construir um Grupo de Discos e criar volumes ou iSCSI LUNs no mesmo. Se o espaço do Grupo de Discos estiver disponível, pode expandir o tamanho dos volumes/iSCSI LUNs no mesmo de acordo com as suas necessidades. Poderão ser fornecidos diferentes níveis de protecção de dados de acordo com o tipo de RAID seleccionado ao criar o Grupo de Discos. Para tipos RAID suportados pela Synology RackStation, consulte Geral.
Para criar um Grupo de Discos:
- Clique no botão Criar.
- Escolha um modo de criação.
- Rápido: é o método mais fácil de criar um Grupo de Discos para utilizadores gerais. O sistema irá criar um Grupo de Discos do tipo SHR RAID para que obtenha o melhor equilíbrio entre espaço e desempenho.
- Personalizar: opção para utilizadores avançados que pretendem seleccionar o seu próprio tipo de RAID ao criar um Grupo de Discos.
- Siga o assistente para concluir o processo.
Nota:
Se pretender criar um Grupo de Discos com um determinado disco rígido mas este não aparece no Assistente de Criação de Grupo de Discos, verifique o estado do disco em Gestão de HDD.
Para remover um Grupo de Discos:
- Seleccione o Grupo de Discos que pretende remover.
- Clique no botão Remover e siga o assistente para concluir o processo.
Nota:
Os volumes e iSCSI LUN no Grupo de Discos serão eliminados ao remover o Grupo de Discos. Tenha atenção ao usar esta opção.
Para reparar um Grupo de Discos:
Quando um Grupo de Discos está no estado Degradado e o campo Sugestão apresenta a ligação Reparar a partição do sistema a azul, poderá reparar o Grupo de Discos, clicando na ligação, sendo que o estado do Grupo de Discos voltará ao normal.
Quando o Grupo de Discos está no estado Degradado, mas não se deve a falha na partição do sistema, poderá repará-lo quando o tipo de RAID for um dos seguintes. SHR, RAID 1, RAID 5, RAID 5+Spare, RAID 6 e RAID 10. Os dados no Grupo de Discos serão consistentes após a reparação.
- Desligue a sua RackStation. Pode ignorar este passo se o seu modelo suportar hot-swapping.
- Remova o disco rígido com falhas, como indicado em Informação do Disco na página, e substitua-o por um novo.
- Clique em Gerir.
- Selecione Reparar.
- Siga o assistente para concluir o processo.
Nota:
- O tamanho do disco rígido de substituição deve ser maior ou igual ao tamanho do disco mais pequeno no Grupo de Discos.
- O estado do disco rígido a utilizar deve ser "Inicializado" ou "Não Inicializado".
Mudar o Tipo RAID de Grupos de Discos
Pode alterar o tipo RAID de um Grupo de Discos se existirem discos rígidos disponíveis na sua RackStation. Atualmente, são suportados os seguintes tipos de alterações a RAID:
- Basic para RAID 1, RAID 5 ou RAID 5+Spare
- RAID 1 para RAID 5 ou RAID 5+Spare
- Adicionar disco espelhado ao RAID 1
- RAID 5 para RAID 5+Spare ou RAID 6
- RAID 5+Spare para RAID 6
Siga os passos abaixo para alterar o tipo RAID do seu Grupo de Discos:
- Seleccione o Grupo de Discos que pretende alterar.
- Clique em Gerir.
- Selecione Alterar tipo RAID.
- Siga o assistente para concluir o processo.
Nota:
- Apenas pode remover o tipo RAID de um Grupo de Discos quando estiver no estado Normal; de outra forma irá resultar na perda de dados. Se o Grupo de Discos estiver no estado Degradado repare-o primeiro.
- Se pretende alterar o tipo RAID de um Grupo de Discos, é necessário um número suficiente de discos rígidos para o novo tipo RAID. O tamanho do disco rígido seleccionado deve ser superior ao tamanho do disco mais pequeno no Grupo de Discos.
- O estado do disco rígido seleccionado deve ser "Inicializado" ou "Não Inicializado".
Expandir o Tamanho do Grupo de Discos
Pode expandir o tamanho de um Grupo de Discos substituindo discos rígidos existentes por uns de tamanho superior ou adicionando discos rígidos.
Nota:
- Para expandir um volume ou Grupo de Discos com discos de 3 TB ou maiores, certifique-se que o seu volume ou Grupo de Discos foi criado com DSM 3.0 ou posterior.
Expandir o Grupo de Discos Substituindo os Discos Existentes
Pode expandir o tamanho de um Grupo de Discos substituindo discos rígidos existentes por uns de tamanho superior nos seguintes tipos de RAID: RAID 1, RAID 5, RAID 5+Spare, e RAID 6.
RAID 5 e RAID 6
Quando substitui discos rígidos dos volumes ou Grupos de Discos RAID 5 ou RAID 6, o disco rígido mais pequeno deverá ser sempre substituído primeiro. A capacidade de armazenamento de volumes RAID 5 é (número de discos rígidos – 1) x (tamanho do disco rígido mais pequeno), e RAID 6 é de (número de discos rígidos – 2) x (tamanho do disco rígido menor). Por isso, o disco rígido mais pequeno deverá ser sempre substituído primeiro, para maximizar a utilização de discos rígidos.
Por exemplo, se o volume RAID 5 contém três discos rígidos que têm 4 TB, 3 TB e 2 TB respectivamente, a capacidade do volume será de 4 TB. Se substituir os discos 4 TB ou 3 TB, a capacidade do volume não mudará. Para aumentar a capacidade do volume, tem de substituir primeiro o disco rígido de 2 TB.
Para substituir discos:
- Desligue a sua RackStation. Pode ignorar este passo se o seu modelo suportar hot-swapping.
- Substitua um disco rígido por outro de tamanho superior.
- Ligue a RackStation e repare o Grupo de Discos.
- Repita os passos 1 a 3 até que todos os discos rígidos tenham sido substituídos por discos rígidos maiores.
- O sistema irá expandir o Grupo de Discos automaticamente.
Nota:
- Ao substituir o disco de reposição de um Grupo de Discos RAID 5+Spare, o tipo RAID mudará para RAID 5. Após substituir o disco de reposição de um Grupo de Discos RAID 5+Spare, deverá clicar em Gerir e seleccionar Alterar tipo RAID para voltar a pôr o tipo de RAID como RAID 5+Spare e seleccionar o novo disco de reposição como o disco maior. Poderá, então, expandir o Grupo de Discos RAID 5+Spare.
- Todos os serviços do Gestor de Armazenamento serão interrompidos durante o processo de expansão.
- Apenas pode expandir o disco rígido quando o Grupo de Discos estiver no estado Normal; de outra forma irá resultar na perda de dados. Se o Grupo de Discos estiver no estado Degradado repare-o primeiro.
Expandir Grupos de Discos Adicionando Discos
Para JBOD, RAID 5, RAID 5+Spare, e RAID 6, a capacidade de armazenamento dos Grupos de Discos pode ser expandida adicionando mais discos rígidos se houver compartimentos vazios de discos rígidos na sua RackStation.
Tamanho Mínimo de Disco Rígido
Veja as linhas de orientação abaixo relativamente ao tamanho mínimo de discos rígidos.
- Para RAID 5, RAID 5+Spare ou RAID 6: A capacidade do disco rígido que deseja adicioar deverá ser igual ou superior ao disco rígido mais pequeno no volume ou Grupo de Discos. Por exemplo, se o seu volume for composto por três discos rígidos – 2 TB, 1.5 TB, e 1 TB respectivamente – então a capacidade do novo disco rígido deverá ser pelo menos 1 TB.
Para adicionar mais discos rígidos:
- Seleccione o Grupo de Discos que pretende expandir.
- Clique em Gerir.
- Seleccione os discos rígidos com os quais pretende expandir o tamanho do RAID.
- Siga o assistente para concluir a configuração.
Nota:
- O status do Grupo de Discos deve ser Normal.
- Para os tipos de Grupo de Discos RAID 5, RAID 5+Spare e RAID 6, o tamanho do disco rígido deve ser maior do que o disco mais pequeno no Grupo de Discos.
- O estado do disco rígido seleccionado deve ser "Inicializado" ou "Não Inicializado".
Análise de dados
A análise de dados é uma função de manutenção de dados que inspecciona volumes ou Grupos de Discos e corrige quaisquer inconsistências de dados detectadas. Esta função pode ser usada com volumes ou Grupos de Discos que implementem SHR (com três ou mais discos) RAID 5 ou RAID 6.
Recomendamos o realizar de uma análise de dados regular, para manter a consistência de dados e evitar perdas de dados críticos caso o disco falhe.
Para realizar a análise de dados:
- Seleccione o volume ou Grupo de Discos no qual realizar a análise de dados.
- Clique em Gerir.
- Seleccione Análise de dados.
Nota:
- A análise de dados apenas pode ser realizada quando o estado do volume ou Grupo de Discos for Normal.
- Não desligue o sistema antes de terminar a análise de dados. Se o sistema for encerrado antes da conclusão, a análise de dados deverá ser reiniciada.