Geral
O Synology DSM fornece 3 tipos de volume para facilitar a partilha e a gestão dos dados numa DiskStation: Volume SHR, volume único no RAID e volumes múltiplos no RAID. SHR é a forma mais fácil e rápida de criar um volume (ou um Grupo de Discos); volume único no RAID é criado directamente sobre o(s) disco(s) rígido(s) seleccionado(s) utilizando todo o espaço deste(s); volumes múltiplos no RAID são criados sobre um Grupo de Discos composto por um a vários discos rígidos e poderá expandir o volume, caso ainda exista espaço disponível no Grupo de Discos.
Ao criar um volume/Grupo de Discos, terá de seleccionar um tipo de RAID para estes. Poderão ser fornecidos diferentes níveis de protecção de dados de acordo com o tipo de RAID seleccionado ao criar o volume/Grupo de Discos. A Synology DiskStation suporta os seguintes tipos de RAID:
- RAID Híbrido da Synology* (Modo rápido): optimiza a alocação do espaço do volume/Grupo de Discos quando forem combinados discos com tamanhos diferentes. Se o volume/Grupo de Discos SHR for composto por 2 ou 3 discos rígidos, a integridade dos dados é protegida quando um dos discos rígidos falhar. Se o volume/Grupo de Discos SHR for composto por 4 ou mais discos rígidos, a integridade dos dados é protegida quando um ou 2 dos discos rígidos falhar.
- Básico: usa apenas um disco rígido para criar um volume/Grupo de Discos, sem mecanismo de protecção de dados.
- JBOD*: combina, pelo menos, 2 discos rígidos para criar um volume/Grupo de Discos. A capacidade disponível do volume/Grupo de Discos é idêntica à capacidade total de todos os discos membro. JBOD permite combinar discos rígidos de diferentes tamanhos.
- RAID 0*: combina, pelo menos, 2 discos rígidos para criar um volume/Grupo de Discos, sem mecanismo de protecção de dados. Se algum dos discos membro falhar, os dados no volume/Grupo de Discos são perdidos. A capacidade disponível do volume/Grupo de Discos é idêntica à capacidade total de todos os discos membro.
- RAID 1*: combina 2 a 4 discos rígidos para criar um volume/Grupo de Discos. O sistema irá escrever dados idênticos em cada disco rígido. A integridade dos dados está protegida quando, pelo menos, um disco funciona normalmente. A capacidade disponível do volume/Grupo de Discos é idêntica ao tamanho do disco membro mais pequeno.
- RAID 5*: combina pelo menos 3 discos rígidos para criar um volume/Grupo de Discos e regista tanto os dados como a informação de paridade nos discos. Portanto, quando um dos discos falhar, o sistema pode ser reconstruído usando a informação de paridade dos outros discos, para que a integridade dos dados esteja protegida. A capacidade disponível do volume/Grupo de Discos = (capacidade do disco rígido mais pequeno) X (número de discos rígidos - 1)
- RAID 5+Spare*: combina, pelo menos, 4 discos rígidos para criar um volume/Grupo de Discos. 1 disco será usado como disco hot spare e os discos restantes serão usados para criar um volume RAID 5/Grupo de Discos. Quando um dos discos do volume RAID 5/Grupo de Discos falhar, o disco hot spare será adicionado automaticamente ao volume RAID 5/Grupo de Discos para garantir a integridade dos dados. A capacidade disponível do volume/Grupo de Discos = (capacidade do disco rígido mais pequeno) X (número de discos rígidos - 2)
- RAID 6*: combina pelo menos 4 discos rígidos para criar um volume/Grupo de Discos e regista tanto os dados como a informação de paridade nos discos. Portanto, mesmo se 2 discos membro falharem, o sistema pode ser reconstruído usando a informação de paridade dos outros discos, sendo que a integridade dos dados está protegida. A capacidade disponível do volume/Grupo de Discos = (capacidade do disco rígido mais pequeno) X (número de discos rígidos - 2)
- RAID 10*: combina, pelo menos, 4 discos rígidos para criar um volume/Grupo de Discos, sendo necessário um número par de discos. RAID 10 tem o desempenho de RAID 0 e fornece nível de protecção de dados de RAID 1. A capacidade disponível do volume/Grupo de Discos = (capacidade do disco rígido mais pequeno) X (número de discos rígidos / 2)
Nota:
- Os tipos de volume com "*" só se encontram disponíveis para modelos específicos de acordo com o número de discos rígidos instalados.
- Os modelos que suportem hot spare não suportam RAID 5+Spare.
Pode seleccionar criar diferentes tipos de volumes de acordo com as suas preferências.
- Volume SHR: É criado no modo Rápido e fornece alocação de espaço óptima e a possibilidade de expansão futura através da substituição ou adição de discos rígidos.
- Volume único em RAID: É criado utilizando todo o espaço dos discos rígidos seleccionados. O volume é criado directamente sobre um dos discos rígidos. Fornece o melhor desempenho de acesso.
- Volume múltiplo em RAID*: É criado sobre um Grupo de Discos que colabora com os discos rígidos. Pode criar mais do que um volume no Grupo de Disco e expandir o tamanho do volume sempre que necessário. Fornece a flexibilidade da gestão de capacidade dinâmica. Volumes múltiplos em RAID ajudam-no a definir a quota de espaço para uma utilização específica. Por exemplo, se pretender definir a quota para transferência em 50 GB, poderá criar um volume de 50 GB num Grupo de Discos ou criar uma pasta partilhada no volume apenas para ficheiros transferidos. Deste modo, poderá limitar o espaço da pasta partilhada.
Um Grupo de Discos é formado por um a vários discos rígidos combinados em diferentes níveis RAID. Esta característica permite as seguintes vantagens:
- Poderá criar o número de volumes que necessitar num Grupo de Discos. O tamanho mínimo de um volume é 1 GB.
- Pode especificar o tamanho do volume de acordo com as suas necessidades e expandi-lo facilmente no DSM quando ainda existir espaço disponível no Grupo de Discos sem se preocupar em parar os serviços.
Nota:a funcionalidade só se encontra disponível para Synology DiskStations com mais de 2 compartimentos.