Volume
Você pode usar todo o espaço dos discos rígidos selecionados para criar um volume ou criar um volume em um Grupo de discos existente. A proteção de dados em níveis diferentes pode ser fornecida de acordo com o tipo de RAID que você seleciona ao criar o volume. Para tipos RAID suportados pelo Synology DiskStation, consulte Geral.
Para criar um volume:
- Clique no botão Criar.
- Selecione um modo de criação.
- Rápido: Essa é a maneira mais fácil para usuários gerais criarem um volume. O sistema criará um volume SHR para você obter o equilíbrio ideal de espaço e desempenho.
- Personalizado: essa opção é para usuários avançados que querem escolher seu próprio tipo de RAID ao criar um volume.
- Siga o assistente para completar o processo.
Nota:
Se quiser criar um volume com um determinado disco rígido, mas este não aparecer no Assistente de Criação de Volume, verifique o status do disco rígido na guia Gerenciamento de HDD.
Para remover um volume:
- Selecione o volume que deseja remover.
- Clique no botão Remover e siga o assistente para concluir o processo.
Nota:
Dados no volume serão excluídos após sua remoção do volume. Seja cauteloso ao usar esta opção.
Para reparar um volume:
Quando um volume estiver no status Degradado e o campo de sugestão da guia Volume mostrar o link Reparar a partição do sistema em azul, você poderá reparar o volume simplesmente clicando no link. Em seguida o status do volume voltará ao normal.
Quando o volume estiver no status Degradado mas isso não se dever a uma falha da partição do sistema, você pode repará-lo quando o tipo RAID for um dos seguintes: SHR, RAID 1, RAID 5, RAID 5+Spare, RAID 6 e RAID 10. Os dados no volume serão consistentes após o reparo. Siga as etapas abaixo para reparar o volume:
- Desligue seu DiskStation. Você pode ignorar essa etapa se o seu modelo suportar a tecnologia hot-swapping.
- Remova o disco rígido com defeito conforme indicado nas Informações do disco da página e substitua-o por um novo.
- Clique em Gerenciar.
- Selecione Reparar.
- Siga o assistente para completar o processo.
Nota:
- O tamanho do disco rígido para a substituição deve ser maior ou igual ao tamanho do menor disco do volume.
- O status do disco rígido para substituição deve ser "Inicializado" ou "Não inicializado".
- Para reparar um volume criado em um Grupo de discos você precisa reparar o Grupo de discos para que o volume volte ao normal. O link do campo sugestão da guia Volume o levará até a guia Grupo de discos. Siga a sugestão para reparar o Grupo de discos. Para obter mais informações, consulte Grupo de discos.
Alteração do tipo de RAID dos volumes
Você pode alterar o tipo de RAID de um volume se houver discos rígidos disponíveis em seu DiskStation. Atualmente, os seguintes tipos de alteração de RAID são suportados:
- Básico para RAID 1, RAID 5 ou RAID 5+Spare
- RAID 1 para RAID 5 ou RAID 5+Spare
- Adicionar disco espelho ao RAID 1
- RAID 5 para RAID 5+Spare ou RAID 6
- RAID 5+Spare para RAID 6
Siga as etapas abaixo para alterar o tipo de RAID de seu volume:
- Selecione o volume que deseja alterar.
- Clique em Gerenciar.
- Selecione Alterar tipo RAID.
- Siga o assistente para completar o processo.
Nota:
- Você pode apenas alterar o tipo RAID de um volume quando ele estiver no status Normal. Caso contrário, causará perda de dados. Se o volume estiver no status Degradado, repare-o primeiro.
- Se quiser alterar o tipo RAID de um volume, é exigido o número suficiente de discos rígidos para o novo tipo RAID. O tamanho do discos rígido selecionado deve ser maior do que o menor disco do volume.
- O status do disco rígido adicionado deve ser "Inicializado" ou "Não inicializado".
Expansão do tamanho do volume
Para vários volumes em RAID você pode expandir o tamanho do volume clicando simplesmente no botão Editar ao selecionar o volume. Para o volume SHR e um único volume no RAID, você pode expandir seu tamanho substituindo os discos rígidos existentes por outros de tamanho maior ou acrescentando discos rígidos.
Nota:
- Para expandir um volume ou Grupo de discos com discos de 3 TB ou mais, certifique-se de seu volume ou Grupo de discos tenha sido criado usando o DSM 3.0 ou posterior.
Expansão volumes substituindo discos existentes
Você pode expandir um volume substituindo os discos rígidos existentes por outros com tamanho maior nos seguintes tipos de RAID: SHR, RAID 1, RAID 5, RAID 5+Spare e RAID 6.
RAID 5 e RAID 6
Ao substituir discos rígidos dos volumes RAID 5 ou RAID 6 ou Grupos de discos, o disco rígido menor deve ser substituído primeiro. A capacidade de armazenamento dos volumes RAID 5 é (número de discos rígidos - 1) x (tamanho do menor disco rígido) e RAID 6 é (número de discos rígidos - 2) x (tamanho do menor disco rígido). Portanto, o menor disco rígido deve ser sempre substituído primeiro para maximizar o uso do disco rígido.
Por exemplo, se seu volume RAID 5 contiver três discos rígidos que têm 4 TB, 3 TB e 2 TB respectivamente, a capacidade disponível de seu volume será de 4 TB. Se você substituir o disco de 4 TB ou 3 TB, a capacidade do volume não mudará. Para aumentar a capacidade de seu volume o disco rígido de 2 TB deve ser substituído primeiro.
SHR (Synology Hybrid RAID)
Ao substituir discos rígidos que pertencem aos volumes SHR ou Grupos de discos, observe o seguinte:
- Se a capacidade de todos os discos rígidos membros for igual, deve-se substituir pelo menos dois discos rígidos. Caso contrário, a capacidade do volume não será expandida. Por exemplo, se o volume SHR consistir em três discos rígidos de 3 TB, então é necessário substituir pelo menos dois discos rígidos para expandir a capacidade do volume.
- Se a capacidade dos discos rígidos membros for diferente, então os novos discos rígidos substitutos devem ser iguais ou maiores do que o maior disco rígido existente. Além disso, é necessário substituir o menor disco rígido membro primeiro para otimizar o uso da capacidade. Por exemplo, se seu volume SHR consistir em três discos rígidos que têm 4 TB, 3 TB e 2 TB respectivamente, então seu novo disco rígido substituto deve ter pelo menos 4 TB. Além disso, é necessário substituir os discos rígidos de 3 TB ou 2 TB.
Para substituir discos:
- Desligue seu DiskStation. Você pode ignorar essa etapa se o seu modelo suportar a tecnologia hot-swapping.
- Substitua um disco rígido por outro de tamanho maior.
- Ligue o DiskStation e repare o volume.
- Repita as etapas 1 a 3 até que todos os discos rígidos sejam substituídos por outros de tamanho maior.
- O sistema irá expandir o volume automaticamente.
Nota:
- Ao substituir o disco sobressalente de um volume RAID 5+Spare, o tipo de RAID será alterado para RAID 5. Após a substituição, o disco sobressalente de um volume RAID 5+Spare, será necessário clicar em Gerenciar e escolher Alterar tipo de RAID para alterar o tipo de RAID novamente para RAID 5+Spare e selecionar o novo disco sobressalente como o maior. Em seguida você pode expandir o volume RAID 5+Spare.
- Todos os serviços do Gerenciador de armazenamento serão interrompidos temporariamente durante o processo de expansão.
- Você pode expandir o disco rígido apenas quando o volume estiver no status Normal; caso contrário haverá perda de dados. Se o volume estiver no status Degradado, repare-o primeiro.
Expansão volumes adicionando discos
Para SHR, JBOD, RAID 5, RAID 5+Spare e RAID 6, a capacidade de armazenamento dos volumes pode ser expandida adicionando-se mais discos rígidos se houver baias de disco rígido vazias em seu DiskStation.
Tamanho mínimo do disco rígido
Consulte as diretrizes abaixo relativas ao tamanho mínimo dos novos discos rígidos.
- Para SHR: A capacidade do disco rígido que você deseja adicionar de ser igual ou superior ao maior disco rígido no volume ou Grupo de discos. Por exemplo se seu volume é composto de três discos rígidos - 2 TB, 1,5 TB e 1 TB respectivamente - então a capacidade do novo disco rígido deve ser de pelo menos 2 TB.
- Para RAID 5, RAID 5+Spare ou RAID 6: A capacidade do disco rígido que você deseja adicionar de ser igual ou superior ao menor disco rígido no volume ou Grupo de discos. Por exemplo se seu volume é composto de três discos rígidos - 2 TB, 1,5 TB e 1 TB respectivamente - então a capacidade do novo disco rígido deve ser de pelo menos 1 TB.
Para adicionar mais discos rígidos:
- Selecione o volume que deseja expandir.
- Clique em Gerenciar.
- Selecione os discos rígidos com os quais deseja expandir o tamanho do RAID.
- Siga o assistente para completar o processo.
Nota:
- O status do volume deve ser Normal.
- Para os tipos de volume RAID 5, RAID 5+Spare e RAID 6 o tamanho do disco rígido deve ser maior do que o menor disco no volume.
- O status do disco rígido selecionado deve ser "Inicializado" ou "Não inicializado".
Depuração de dados
A depuração de dados é a função de manutenção que inspeciona os volumes ou Grupos de disco e repara qualquer inconsistência de dados detectada. Essa função pode ser usada com volumes ou Grupos de disco que utilizam o SHR (composto de três ou mais discos), RAID 5 ou RAID 6.
Recomendamos a execução regular da depuração de dados para manter a consistência dos dados e evitar perda de quaisquer dados críticos em caso de falha do disco.
Para executar a depuração de dados:
- Selecione o volume ou Grupo de discos no qual executar a depuração de dados.
- Clique em Gerenciar
- Selecione Depuração de dados.
Nota:
- A depuração de dados pode ser executada apenas quando o status do volume ou Grupo de discos for Normal.
- Não desligue o sistema antes que a depuração de dados esteja concluída. Se o sistema for desligado antes da conclusão, a depuração de dados deve ser reiniciada a partir do início.