Cloud Station
O Cloud Station é um serviço de compartilhamento de arquivo que permite que você sincronize arquivos entre o DiskStation, vários computadores clientes e seus dispositivos móveis.
Nota:
- É necessária a instalação de um aplicativo do cliente (o Cloud Station para clientes de computador, disponível no Centro de download da Synology) nos computadores do cliente antes de sincronizar os arquivos com o DiskStation.
- A instalação do aplicativo DS cloud da Synology é necessária para sincronizar arquivos entre o DiskStation e seus dispositivos móveis. O DS cloud pode ser baixado grátis.
Habilitar Cloud Station
Para habilitar o Cloud Station no DiskStation, clique em ir para o painel do Cloud Station, marque a caixa Habilitar Cloud Station e depois clique em Aplicar.
Quando o Cloud Station estiver habilitado e se você tiver habilitado o serviço QuickConnect, poderá ver sua ID do QuickConnect e o status na seção Informações do QuickConnect. Os computadores do cliente podem usar essas informações para autorização antes de sincronizar os arquivos com o DiskStation.
Nota:
-
O QuickConnect é um serviço de retransmissão que pode ajudá-lo a configurar a sincronização do Cloud Station facilmente, sem configurar regras de envio de porta para seu DiskStation. Para obter instruções detalhadas, vá para Menu principal > Painel de controle > QuickConnect e clique no botão Ajuda no canto superior direito.
-
Para obter um melhor desempenho de sincronização, recomenda-se que você habilite o envio de portas na porta 6690 TCP do seu roteador e do DiskStation. Para obter mais instruções, vá para Menu principal > Painel de controle > Configuração do roteador e clique no botão Ajuda no canto superior direito.
Gerenciamento de privilégios de usuário
Clique em Privilégios para especificar quais usuários podem acessar o serviço do Cloud Station. Os usuários permitidos têm os seguintes privilégios:
-
Usem os computadores deles para sincronizar arquivos com o DiskStation
-
Abrir o Cloud Station do Menu principal DSM
Para permitir que usuários do DSM acessem o serviço Cloud Station:
-
Use o campo de pesquisa no canto superior direito do Cloud Station para encontrar seus usuários.
- Marque as caixas de seleção dos usuários que você deseja permitir e depois clique em Salvar. Se seu DiskStation estiver unido a um serviço de diretório como um domínio Windows ou cliente LDAP, você pode habilitar ou desabilitar os privilégios de acesso do usuário do domínio LDAP para os serviços do Cloud Station.
Nota:
-
Apenas usuários que pertencem ao grupo administrators podem gerenciar os privilégios de usuário.
-
Se o status de um usuário estiver Desabilitado, você não terá permissão para habilitar o acesso do usuário ao Cloud Station. Para habilitar o usuário, vá para Menu principal > Painel de controle > Usuário.
Gerenciamento do compartilhamento do Cloud Station
Clique em Compartilhamento para habilitar/desabilitar o recurso de compartilhamento do Cloud Station para pastas compartilhadas. Se uma pasta compartilhada for habilitada, os usuários com privilégio de leitura/gravação poderão sincronizar os arquivos dentro dela.
Para habilitar o recurso de compartilhamento:
-
Use o campo de pesquisa no canto superior direito do Cloud Station para encontrar suas pastas compartilhadas.
-
Marque as caixas de seleção depois das pastas compartilhadas que você deseja habilitar e clique em Salvar.
Nota:
-
O compartilhamento do Cloud Station está disponível apenas para pastas compartilhadas locais do DSM.
-
Apenas usuários que pertencem ao grupo administrators podem gerenciar o recurso de compartilhamento.
-
Apenas usuários com privilégio de leitura/gravação para uma pasta compartilhada poderão sincronizar os arquivos dentro dela. Para configurar privilégios de leitura/gravação de uma pasta compartilhada, vá para Menu principal > Painel de controle > Pasta compartilhada.
- Não criptografe a pasta compartilha que você está prestes a sincronizar ou monte pastas remotas e unidades virtuais nela.
- Ao habilitar a sincronização da pasta compartilhada no Cloud Station, ACL ou Unix as configurações de privilégio não serão aplicadas. Em outras palavras, desde que a credencial de login usada no cliente Cloud Station tenha permissões de gravação/leitura na pasta compartilhada, todos os arquivos dentro dela serão sincronizados.
Gerenciar conexões do cliente
Clique em Lista do cliente para ver a lista de computadores do cliente que foram configurados para sincronizar arquivos com o seu DiskStation usando o serviço do Cloud Station. Você pode ver o nome do computador do cliente, o nome do usuário do DSM usado para a autorização do serviço e a hora inicial da sincronização de arquivos entre o DiskStation e o cliente.
Para gerenciar as conexões do cliente, realize uma das seguintes ações:
-
Clique em Atualizar para atualizar a lista.
-
Selecione um cliente da lista e clique em Desvincular para interromper a conexão do cliente.
Nota:
-
Os clientes desvinculados precisarão reconfigurar suas conexões com o serviço Cloud Station para poder sincronizar com seu DiskStation novamente.
-
Os usuários DSM sem privilégios administrativos podem gerenciar apenas suas próprias conexões.
Gerenciamento de arquivos do Cloud Station com o File Station
Os arquivos do Cloud Station são salvos em sua pasta home/CloudStation ou pastas compartilhadas que tenham compartilhamento do Cloud Station (apenas usuários DSM com privilégios administrativos podem gerenciar os arquivos do Cloud Station das pastas compartilhadas). Você pode pesquisar e baixar arquivos do Cloud Station (ou suas versões anteriores) com o File Station.
Para gerenciar os arquivos do Cloud Station:
-
Vá para Menu principal > File Station e depois procure em home/CloudStation ou em pastas compartilhadas.
-
Clique com o botão direito e selecione Procurar versões anteriores. Aqui você pode ver e baixar as versões anteriores do arquivo.
Gerenciar arquivos excluídos
Clique em Lixeira no painel esquerdo para gerenciar os arquivos excluídos do Cloud Station. Apenas usuários DSM com privilégios administrativos podem gerenciar os arquivos excluídos das pastas compartilhadas.
Para gerenciar os arquivos excluídos da lixeira:
-
Se você for um usuário DSM com privilégios administrativos, selecione o alvo da lixeira (próprio Cloud Station ou pastas compartilhadas).
-
Selecione o arquivo que deseja gerenciar.
-
Escolha uma opção no menu suspenso Ação:
-
Procurar versões anteriores: Veja e baixe as versões anteriores do arquivo.
-
Baixar: Baixe o arquivo exclusão.
-
Excluir permanentemente: Excluir o arquivo da lixeira.
Para excluir todos os arquivos da lixeira:
Para excluir todos os arquivos e versões anteriores, selecione Excluir tudo do menu suspenso Ação. Observe que não será possível recuperar os arquivos excluídos permanentemente. Prossiga com cuidado.
Configurações
O Cloud Station salva as versões do histórico de cada arquivo modificado. Sempre que você modifica um arquivo, é criada uma versão de backup, caso cometa erros ou deseje reverter para uma versão mais antiga. No painel Configurações, você pode especificar o número máximo de versões para salvar para cada arquivo. Se desejar manter mais versões de cada arquivo, defina esse número maior. Entretanto, se desejar reduzir o consumo de armazenamento, esse número deve ser definido mais baixo.
Para alterar o número máximo de versões:
- Encontre o campo Máximo de versões.
- Digite um valor entre 1 e 32.
- Clique no botão Aplicar para salvar as configurações.
Nota:
- Apenas usuários que pertencem ao grupo administrators podem visualizar e modificar as configurações acima.
- As configurações do número máximo de versões são aplicadas na próxima vez que o arquivo for modificado.